Meias sem par se transformam em artesanato consciente
ECOBACANA . 06.11.2009
Quem nunca perdeu um pé de uma meia e ficou com apenas um lado, sem utilidade? As chamadas meias órfãs viraram moda e acessórios nas mãos de pessoas de comunidades produtoras de artesanato têxtil, em Alagoas. O projeto da designer franco-brasileira, Marcia Carvalho, visa, neste ano da França no Brasil, promover conceitos ecológicos com muito bom humor, a partir da reutilização das meias avulsas.
As meias são recolhidas por divulgação na mídia e no site do projeto, e ao chegarem às mãos das artesãs do nordeste do país ganham novas formas, em roupas e acessórios coloridos e divertidos, que misturam técnicas de confecção de renda numa mesma peça. O resultado apesar de um pouco rústico, é bem harmônico e tem tudo a ver com as propostas de moda sustentável de que tanto se fala ultimamente.
Se Alagoas estiver um pouco longe de você para mandar os pezinhos de meia deslocados na sua gaveta, fica aí a ideia de reaproveitar a matéria-prima. Porque não transformar as meias antigas e usadas em novas roupas?.Coloque sua criatividade em prática e depois você nos conta o resultado!
Quer saber mais?
Segue a gente no Twitter - @maurenmotta